sábado, 2 de setembro de 2017

Café Histórico-Filosófico: A Revolução Industrial

Você acha que a nossa sociedade depende da tecnologia?

Você acredita que no futuro as máquinas vão substituir totalmente os homens?

Nos meses junho/julho estudamos sobre Revolução Industrial nos 2ºs anos do Ensino Médio. Um assunto que envolve o passado com o presente e nos oportuniza reflexões e questionamentos a respeito de diversos assuntos. Vimos que a Revolução Industrial surgiu lá na Inglaterra do século XVIII e aos poucos foi se espalhando aos outros países da Europa. Resumidamente, podemos dizer que este fenômeno foi a transformação dos trabalhos manuais realizados pelos artesãos (manufatura) para o trabalho maquinofatureiro, realizado por operários e executado por máquinas. Hoje as pessoas entendem que o trabalho é algo muito maior que o dinheiro, elas acham que ali podem se sentir preenchidas, mas nem sempre foi assim. A Revolução Industrial foi um grande marco na vida urbana, mas o custo do crescimento da indústria e o desenvolvimento da tecnologia foi a intensiva exploração dos trabalhadores, com longas jornadas de trabalhos e poucos direitos. Sem falar do trabalho infantil (na época permitido) e o trabalho feminino (mal remunerado). Ao longo do tempo, foram escravos, camponeses ou artesãos que trabalhavam para sustentarem patrícios, nobreza e a sociedade em geral. Surgiram então movimentos como resposta a exploração e condições de vida: sindicalismo, comunismo, ludismo. Enfim, há os que dizem que atualmente vivemos a terceira fase dessa Revolução, com a inserção de tecnologia de ponta e seu aprimoramento constante. Essa ideia de enobrecimento através do trabalho é um pensamento recente, o trabalho como algo que a gente goste de fazer é uma ideia totalmente nova. Sobre o trabalho (nossa principal discussão), refletimos que temos uma relação direta com ele desde o momento que nascemos, faz parte da vida humana. Por fim, alguns dos temas levantados foram: o trabalho infantil, o trabalho feminino, trabalho dos imigrantes, trabalho escravo e os movimentos de resistências, incluindo as greves. Foi uma discussão enriquecedora, em que pudemos "filosofar" através da História, expressar nossas opiniões a cerca dessas temáticas sempre respeitando aquele que tem um pensamento diferente do nosso, pois temos histórias diferentes e visões de mundo diferentes, quando juntamos tudo isso ampliamos nossa visão e exercitamos um convívio harmonioso. Ah, sim! pudemos tomar aquele cafezinho todo especial que vocês prepararam (na verdade, um banquete), tudo isso ao som de "Capitão da Indústria" dos Paralamas. Foi um sucesso!! Vocês arrasam!!!


Fiquem ligados! Revolução Industrial também está entre os assuntos que mais caem no ENEM! Por isso, vou deixar alguns links para se aprofundarem. E... leiam! Leiam sempre! Leiam muito! História requer leitura e o universo acadêmico também! Beijos e até a próxima.





quarta-feira, 30 de agosto de 2017

HORA DO ENEM

ESTÁ CHEGANDO!!!

É realizado aos sábados na escola "WPM" o Pré Enem, um projeto da equipe da escola para preparar vocês alunos para a prova que os levará ao ensino superior. No ano de 2017 o projeto está contando com a parceria dos pibidianos, tem sido um momento importantíssimo e bem proveitoso. 
Sem mais delongas, dada a importância e o desespero de alguns a essa temida prova (risos), resolvi postar aqui umas dicas dos temas que tem caído nos ENEM's na área da Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), assim, vocês terão um norte na hora dos estudos. Aproveitem os tempos vagos para estudarem. Desse post pra frente, teremos um foco maior no ENEM.
Esteja a vontade para sugerir o que podemos trabalhar em nossas aulas e postagens!

E não se esqueçam: 
A VIDA É DURA, É PRECISO MUITA LUTA. O SEU FUTURO DEPENDE DE VOCÊ. POR ISSO, LUTE PELO O QUE VOCÊ QUER!!!

Segue:




domingo, 9 de julho de 2017

Direitos Humanos: conheça, entenda, divulgue!

Olá caro visitante,

Essa semana vivemos um momento único em nossa escola! Diante de tudo o que tem sido estudado na disciplina de História, nas últimas semanas vimos um pouco a respeito dos Regimes Totalitários vivenciados em alguns países da Europa no século XX. Podemos dizer que tais regimes são baseados num Estado forte e centralizador, antidemocrático, autoritário e controlador, e surgiram após a Primeira Guerra Mundial. 

Você pode conferir um pouco mais sobre cada um desses sistemas de governo no link: "Regimes Totalitários na Europa"

Enfim, podemos observar que governos autoritários controlados por ditadores deixaram um enorme rastro de destruição causando milhões de mortes, torturas e punições desumanas. Além disso, vimos a enorme desigualdade social e pobreza crescente a partir da instalação desses governos. Assim, ao estudarmos a história de cada um desses países (Itália, Alemanha, Portugal, Rússia, Espanha) temos a noção de caos decorrente da proibição da liberdade de pensamento, da manifestação em assuntos políticos e por aí vai. 

Estourou mais uma Grande Guerra no mundo e a situação era desastrosa. Era preciso fazer alguma coisa que pudesse garantir às pessoas alguma proteção frente ao Estado e as próprias pessoas que interferissem na vida pessoal de outra. 

É muita história pra contar, mas constatamos afinal que os Direitos Humanos foi uma conquista árdua em que muitos lutaram e se manifestaram ante as injustiças e crueldades até então existentes.

É preciso não apenas conhecer os nossos Direitos mas também divulgá-los ao nosso vizinho, amigo, escola e em nossa comunidade. Tivemos uma palestra enriquecedora, um momento onde tivemos a oportunidade de nos informar e problematizar questões importantíssimas do nosso cotidiano.

Quer saber mais sobre os Direitos Humanos? Acesse: "O que são Direitos Humanos?"

Conheça, entenda, divulgue! 
Um bom recesso a todos, e até mais! 
Palestra "Direitos Humanos: conheça, entenda, divulgue!" com os 3º M1 e M2 

                                      

terça-feira, 2 de maio de 2017

Concurso - Movimentos sociais e revoltas na República Velha


Na semana passada realizamos o nosso Concurso de Desenho "Movimentos sociais e revoltas na República Velha" com o 3º ano. A atividade foi avaliativa e deu aos vencedores a premiação de pontos na disciplina de História + um vale na cantina. Foi bom aprender sobre os movimentos que refletiram a indignação de grupos sociais com a situação política no nosso país naquele tempo (1889 - 1930). Notou que pouco mudou desde então? A possibilidade de vivermos numa democracia nos dá a liberdade de nos manifestarmos contra o governo que nós mesmos elegemos. Não há nada de errado nisso. Devemos sempre buscar uma sociedade mais justa e democrática! Juntos somos ainda mais fortes!

Parabéns aos nossos vencedores, pela criatividade e bela explicação através da ilustração!!!



Abaixo, deixo alguns links de sites que contam sobre cada uma das Revoltas estudadas em sala de aula. Acesse:



LEMBRE-SE: República Velha está sempre nos cadernos do ENEM. Estude!

domingo, 23 de abril de 2017

PARÓDIA "ILUMINISMO GENIAL"

Nesse mês de Abril iniciamos os nossos estudos sobre Iluminismo. Abaixo segue as fotos de nossa atividade em forma de paródia, com os 2º M1 e M2. Foi um momento onde pudemos esclarecer alguns aspectos desse movimento que mudou a mentalidade dos homens do século XVIII.



Paródia – Iluminismo Genial
Música: Lucka – Tô nem aí

composição: Lucas Feu

É lá na França e na Inglaterra
Que o iluminismo com sua força irá começar
Defende a razão e ciência
Contra o antigo regime, rei e igreja
A nobreza já acostumado com o luxo tem medo de perder
É por isso que o rei no final da história vai se esclarecer
Vai fingir gostar das luzes

O iluminismo, genial
Que deu poder a burguesia para mandar total (2x)

Montesquieu, com os três poderes
E Voltaire deu liberdade pro povo em geral
John Locke mudou toda a politica
E Rousseau que criou o contrato social
Com a enciclopédia o analfabeto vai poder conhecer
Um pouco da ciência através dos desenhos que o livro vai trazer
Burguesia que controla

Espero que tenham gostado. Aproveitem o material para estudar e historializar-se! Até a próxima!!

Cultura Indígena - 19 de Abril: Dia do Índio

Resultado de imagem para indios graduados
FONTE: https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/940/0/images.terra.com/2013/04/18/indigenasaba4rededesaberes-uems.jpg.

A imagem acima te causa estranheza? É porque não estamos habituados com a ideia de que o índio não é mais aquele de 1500... A sociedade se transforma, e com ela a cultura!

Turmas assistindo a palestra "Cultura Indígena"

No dia 19 de Abril, comemoramos o Dia do Índio. Foi com imensa satisfação que pudemos compartilhar com vocês um pouco do que sabemos sobre os diversos povos que vivem hoje em nosso país e mais precisamente em nosso Estado (ES) e município (Itapemirim e Marataízes).
Ao conhecermos mais sobre essa cultura, podemos minimizar os preconceitos existentes e estereótipos que temos a respeito dos indígenas. Essas ideias erradas que ouvimos e vemos por aí sobre "não existir mais índios" ou "índio que usa celular não é índio", puderam ser desconstruídas e assim, fazer com que possamos transmitir o que aprendemos a outros ao nosso redor e também valorizarmos esses povos que tanto contribuíram para a construção da nossa identidade brasileira.

Pibidiana Verônica Machado, organizadora do Projeto "Cultura Indígena" 
Uma palestra não é suficiente para sabermos tudo sobre os indígenas, por isso deixo aqui alguns links que você poderá aprender um pouco mais sobre eles. Explore, pesquise e historialize-se!!!



Ah! Se você assistiu a palestra, conte-nos o que achou. Comente aqui embaixo! 

C o l o n i a l i s m o

Olá, meus alunos!!!

Nesse post vamos falar sobre Colonialismo! 

O colonialismo é uma forma de imposição de autoridade de uma cultura sobre outra. Ele pode acontecer de forma forçada, com a utilização de poderio militar ou por outros meio como a linguagem e a arte. A dominação portuguesa no Brasil é um bom exemplo de colonialismo, assim como a colonização da África, destruição da cultura dos povos andinos e a influência da cultura americana em países subdesenvolvidos.
A forma mais popular do colonialismo ocorre por interesses capitalistas, quando um país explora os recursos naturais do outro para crescer economicamente. Na América do Sul, isso aconteceu com a colonização portuguesa e espanhola, os colonizadores, movidos por armas de fogo, exploraram e aniquilaram populações locais e se designaram donos das terras recém 'descobertas'.
Os dois tipos de colonização que existem são: de exploração e de povoamento. Na primeira são retirados os recursos naturais e minerais do país, os quais são comercializados pelos colonizadores. No segundo, o interesse é desenvolver a região colonizada. Criam-se leis, há um investimento na economia e melhorias da infraestrutura.

Texto de Felipe Araújo, disponível em: http://www.infoescola.com/historia/colonialismo/

Há muito mais sobre Colonialismo, veremos em sala de aula sobre esse assunto. 
Assistiremos o filme "Diamante de Sangue" para compreendermos como funcionou essa política e ainda, os resquícios que ficaram em nossa sociedade atualmente.
Ah! Fique a vontade para levar pipoca e refri... É o nosso CINEstória! (risos)

Já se perguntou até onde o ser humano é capaz de chegar para conseguir benefícios próprios? Até subjugar seu semelhante para alcançar poder e capital, acreditar que existe cultura inferior e superior... Geralmente, discriminamos aquilo que é diferente a nós. Vemos na História, a dominação de um país sobre outro com a desculpa de levar a este o progresso e a civilização, mas será que eles querem isso? Será que querem aderir a outra cultura, crença, costume e modo de vida? Reflita, compartilhe conosco suas ideias, deixe um comentário aqui embaixo e... Historialize-se! 🙌


terça-feira, 4 de abril de 2017

ILUMINISMO: "A Luz da Sabedoria VS As Trevas da Ignorância"

Como vimos nas últimas aulas, o Iluminismo foi um movimento intelectual iniciado na França, no século XVI, que defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica (Deus no centro de tudo) que dominava a Europa, mas foi no século XVIII que as ideias iluministas ganharam força e mudaram o imaginário do homem ocidental. Este período ficou conhecido como o "Século das Luzes".
O Iluminismo foi um divisor entre o passado e o presente, o antigo e o moderno, o pensamento religioso e o pensamento racional/científico. Dessa forma, o homem começava a valorizar o que era temporal e não mais o que seria eterno. É importante destacarmos que a Igreja era a garantidora da ordem, seus ideais não poderiam ser questionados, pois a ela pertencia o controle da salvação, o fim do mundo e até mesmo a autoridade do rei, pois este era um "enviado de Deus" e suas ordens não poderiam ser questionadas.
Na França, a sociedade estava dividida entre clero (autoridades clericais: bispos, padres), nobreza (rei e a corte, sua família), burgueses (comerciantes) e camponeses (trabalhadores do campo). O clero e a nobreza eram isentos de pagarem impostos ao Estado, somente os burgueses e os camponeses pagavam taxas e mais taxas, além do dízimo, às duas classes superiores. Com o passar dos anos, os burgueses começaram a questionar essa situação de caos econômico, político e social, encontraram na ciência novos paradigmas que mudariam por completo sua visão de mundo. O Iluminismo, portanto, surge como reação ao absolutismo (poder absoluto do rei, que mandava e desmandava de acordo com sua própria vontade).
A música "A ciência e a Religião" do professor "iluminado" Gerson Guimarães, ilustra claramente o que foi o movimento iluminista. Divirta-se!



Se liga nesse esquema completasso sobre Iluminismo.


Agora que você também foi "iluminado" sobre essa matéria, prepare-se para discutirmos sobre ela no dia 06/04/17 (se você é da galera do 2º m1) ou no dia 10/04/17 (se você for da turma 2ºm2). Até lá! 😙


quinta-feira, 30 de março de 2017

O que é o "PIBID"?

PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Entre os objetivos do Pibid, podemos destacar o incentivo a formação de professores em nível superior para a educação básica e a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. 

Para mais informações, acesse o link!

Em outras palavras... o Pibid é, afinal, uma troca de experiências tanto para o pibidiano (aluno bolsista cursando licenciatura no nível superior), contatando seu futuro ambiente de trabalho, quanto para a escola contemplada com o programa, cuja relação com a faculdade proporciona novos conhecimentos e novas estratégias que facilitam o processo de ensino-aprendizagem do professor e do aluno.

Somos uma parceria entre faculdade, escola e comunidade. Aproveitaremos da melhor forma possível a oportunidade que nos foi dada!




Histori . . . o quê ?

Não se assuste por não conhecer o termo (risos). HISTORIALIZE-SE é um neologismo (uma palavra que criei), vem das palavras "história", "histórico" e "historiografia". Defini como o ato de buscar conhecimento sobre História (o estudo do homem ao longo do tempo). Há quem diga que estudamos o passado para não cometermos os mesmos erros no presente. Existem aqueles que dizem que a história existe para diversão. Outros dizem que a História não serve para nada. 
Seja como for, através da História podemos compreender o comportamento humano em diferentes sociedades. Por que nos vestimos assim e não daquele jeito? Por que é preciso viver em sociedade e não podemos simplesmente nos isolarmos? Por que é que a política existe? Ela é realmente necessária? Por que seres humanos escravizam outros semelhantes a eles mesmo? Por que constantemente vivemos em guerra? 
São muitos os "porquês". Com a História podemos refletir, perguntar, responder e repensar.
Este blog, portanto, é um auxílio para sua aprendizagem sobre a história do Brasil e do mundo. Aqui, você estará por dentro de tudo o que rola nas turmas de Ensino Médio do turno matutino da Escola Washington Pinheiro Meirelles, no que diz respeito a essa disciplina. Sinta-se à vontade para explorar o passado e descobrir os caminhos que trouxeram o homem até aqui. Comente! Deixe sugestões de como e quais mistérios permeiam o universo das ações humanas para que juntos possamos desvendá-los!
Permita-se historializar-se e... bons estudos!!! 📚⏳😉