domingo, 23 de abril de 2017

PARÓDIA "ILUMINISMO GENIAL"

Nesse mês de Abril iniciamos os nossos estudos sobre Iluminismo. Abaixo segue as fotos de nossa atividade em forma de paródia, com os 2º M1 e M2. Foi um momento onde pudemos esclarecer alguns aspectos desse movimento que mudou a mentalidade dos homens do século XVIII.



Paródia – Iluminismo Genial
Música: Lucka – Tô nem aí

composição: Lucas Feu

É lá na França e na Inglaterra
Que o iluminismo com sua força irá começar
Defende a razão e ciência
Contra o antigo regime, rei e igreja
A nobreza já acostumado com o luxo tem medo de perder
É por isso que o rei no final da história vai se esclarecer
Vai fingir gostar das luzes

O iluminismo, genial
Que deu poder a burguesia para mandar total (2x)

Montesquieu, com os três poderes
E Voltaire deu liberdade pro povo em geral
John Locke mudou toda a politica
E Rousseau que criou o contrato social
Com a enciclopédia o analfabeto vai poder conhecer
Um pouco da ciência através dos desenhos que o livro vai trazer
Burguesia que controla

Espero que tenham gostado. Aproveitem o material para estudar e historializar-se! Até a próxima!!

Cultura Indígena - 19 de Abril: Dia do Índio

Resultado de imagem para indios graduados
FONTE: https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/940/0/images.terra.com/2013/04/18/indigenasaba4rededesaberes-uems.jpg.

A imagem acima te causa estranheza? É porque não estamos habituados com a ideia de que o índio não é mais aquele de 1500... A sociedade se transforma, e com ela a cultura!

Turmas assistindo a palestra "Cultura Indígena"

No dia 19 de Abril, comemoramos o Dia do Índio. Foi com imensa satisfação que pudemos compartilhar com vocês um pouco do que sabemos sobre os diversos povos que vivem hoje em nosso país e mais precisamente em nosso Estado (ES) e município (Itapemirim e Marataízes).
Ao conhecermos mais sobre essa cultura, podemos minimizar os preconceitos existentes e estereótipos que temos a respeito dos indígenas. Essas ideias erradas que ouvimos e vemos por aí sobre "não existir mais índios" ou "índio que usa celular não é índio", puderam ser desconstruídas e assim, fazer com que possamos transmitir o que aprendemos a outros ao nosso redor e também valorizarmos esses povos que tanto contribuíram para a construção da nossa identidade brasileira.

Pibidiana Verônica Machado, organizadora do Projeto "Cultura Indígena" 
Uma palestra não é suficiente para sabermos tudo sobre os indígenas, por isso deixo aqui alguns links que você poderá aprender um pouco mais sobre eles. Explore, pesquise e historialize-se!!!



Ah! Se você assistiu a palestra, conte-nos o que achou. Comente aqui embaixo! 

C o l o n i a l i s m o

Olá, meus alunos!!!

Nesse post vamos falar sobre Colonialismo! 

O colonialismo é uma forma de imposição de autoridade de uma cultura sobre outra. Ele pode acontecer de forma forçada, com a utilização de poderio militar ou por outros meio como a linguagem e a arte. A dominação portuguesa no Brasil é um bom exemplo de colonialismo, assim como a colonização da África, destruição da cultura dos povos andinos e a influência da cultura americana em países subdesenvolvidos.
A forma mais popular do colonialismo ocorre por interesses capitalistas, quando um país explora os recursos naturais do outro para crescer economicamente. Na América do Sul, isso aconteceu com a colonização portuguesa e espanhola, os colonizadores, movidos por armas de fogo, exploraram e aniquilaram populações locais e se designaram donos das terras recém 'descobertas'.
Os dois tipos de colonização que existem são: de exploração e de povoamento. Na primeira são retirados os recursos naturais e minerais do país, os quais são comercializados pelos colonizadores. No segundo, o interesse é desenvolver a região colonizada. Criam-se leis, há um investimento na economia e melhorias da infraestrutura.

Texto de Felipe Araújo, disponível em: http://www.infoescola.com/historia/colonialismo/

Há muito mais sobre Colonialismo, veremos em sala de aula sobre esse assunto. 
Assistiremos o filme "Diamante de Sangue" para compreendermos como funcionou essa política e ainda, os resquícios que ficaram em nossa sociedade atualmente.
Ah! Fique a vontade para levar pipoca e refri... É o nosso CINEstória! (risos)

Já se perguntou até onde o ser humano é capaz de chegar para conseguir benefícios próprios? Até subjugar seu semelhante para alcançar poder e capital, acreditar que existe cultura inferior e superior... Geralmente, discriminamos aquilo que é diferente a nós. Vemos na História, a dominação de um país sobre outro com a desculpa de levar a este o progresso e a civilização, mas será que eles querem isso? Será que querem aderir a outra cultura, crença, costume e modo de vida? Reflita, compartilhe conosco suas ideias, deixe um comentário aqui embaixo e... Historialize-se! 🙌


terça-feira, 4 de abril de 2017

ILUMINISMO: "A Luz da Sabedoria VS As Trevas da Ignorância"

Como vimos nas últimas aulas, o Iluminismo foi um movimento intelectual iniciado na França, no século XVI, que defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica (Deus no centro de tudo) que dominava a Europa, mas foi no século XVIII que as ideias iluministas ganharam força e mudaram o imaginário do homem ocidental. Este período ficou conhecido como o "Século das Luzes".
O Iluminismo foi um divisor entre o passado e o presente, o antigo e o moderno, o pensamento religioso e o pensamento racional/científico. Dessa forma, o homem começava a valorizar o que era temporal e não mais o que seria eterno. É importante destacarmos que a Igreja era a garantidora da ordem, seus ideais não poderiam ser questionados, pois a ela pertencia o controle da salvação, o fim do mundo e até mesmo a autoridade do rei, pois este era um "enviado de Deus" e suas ordens não poderiam ser questionadas.
Na França, a sociedade estava dividida entre clero (autoridades clericais: bispos, padres), nobreza (rei e a corte, sua família), burgueses (comerciantes) e camponeses (trabalhadores do campo). O clero e a nobreza eram isentos de pagarem impostos ao Estado, somente os burgueses e os camponeses pagavam taxas e mais taxas, além do dízimo, às duas classes superiores. Com o passar dos anos, os burgueses começaram a questionar essa situação de caos econômico, político e social, encontraram na ciência novos paradigmas que mudariam por completo sua visão de mundo. O Iluminismo, portanto, surge como reação ao absolutismo (poder absoluto do rei, que mandava e desmandava de acordo com sua própria vontade).
A música "A ciência e a Religião" do professor "iluminado" Gerson Guimarães, ilustra claramente o que foi o movimento iluminista. Divirta-se!



Se liga nesse esquema completasso sobre Iluminismo.


Agora que você também foi "iluminado" sobre essa matéria, prepare-se para discutirmos sobre ela no dia 06/04/17 (se você é da galera do 2º m1) ou no dia 10/04/17 (se você for da turma 2ºm2). Até lá! 😙