Como vimos nas últimas aulas, o Iluminismo foi um movimento intelectual iniciado na França, no século XVI, que defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica (Deus no centro de tudo) que dominava a Europa, mas foi no século XVIII que as ideias iluministas ganharam força e mudaram o imaginário do homem ocidental. Este período ficou conhecido como o "Século das Luzes".
O Iluminismo foi um divisor entre o passado e o presente, o antigo e o moderno, o pensamento religioso e o pensamento racional/científico. Dessa forma, o homem começava a valorizar o que era temporal e não mais o que seria eterno. É importante destacarmos que a Igreja era a garantidora da ordem, seus ideais não poderiam ser questionados, pois a ela pertencia o controle da salvação, o fim do mundo e até mesmo a autoridade do rei, pois este era um "enviado de Deus" e suas ordens não poderiam ser questionadas.
Na França, a sociedade estava dividida entre clero (autoridades clericais: bispos, padres), nobreza (rei e a corte, sua família), burgueses (comerciantes) e camponeses (trabalhadores do campo). O clero e a nobreza eram isentos de pagarem impostos ao Estado, somente os burgueses e os camponeses pagavam taxas e mais taxas, além do dízimo, às duas classes superiores. Com o passar dos anos, os burgueses começaram a questionar essa situação de caos econômico, político e social, encontraram na ciência novos paradigmas que mudariam por completo sua visão de mundo. O Iluminismo, portanto, surge como reação ao absolutismo (poder absoluto do rei, que mandava e desmandava de acordo com sua própria vontade).
A música "A ciência e a Religião" do professor "iluminado" Gerson Guimarães, ilustra claramente o que foi o movimento iluminista. Divirta-se!
Se liga nesse esquema completasso sobre Iluminismo.
Mais esquemas no link: http://historiaemquadrinhosblog.blogspot.com.br/
Agora que você também foi "iluminado" sobre essa matéria, prepare-se para discutirmos sobre ela no dia 06/04/17 (se você é da galera do 2º m1) ou no dia 10/04/17 (se você for da turma 2ºm2). Até lá! 😙